quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Certificação em Libras será realizada a partir de 2011

Instituto Nacional de Educação de Surdos coordenará os exames

Publicado em 08/10/2010 - 15:20

A partir de 2011, o Prolibras (Programa Nacional para a Certificação de Proficiência em Libras) entrará em vigor em todo território nacional. O INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) será o órgão responsável pela Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa. A portaria que regulamenta o programa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 8 de outubro.

A iniciativa viabilizará, por meio de exames e testes, a certificação do ensino, da tradução e interpretação em Libras. As provas são realizadas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Até 2009, a universidade certificou 5.128 profissionais, sendo 1.349 em 2006, e em seguida 1.511 (2007), 1.283 (2008) e 985 (2009).

Os aprovados nos exames poderão trabalhar no ensino da língua e como intérpretes de Libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estarão aptos a lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior em todos os níveis.

Além de coordenar todos os processos do Prolibras, o INES deverá publicar o edital dos exames com a especificação das regras para cada edição, estabelecer parcerias e contratações para aplicação dos exames, elaborar, aplicar e corrigir as provas e certificar os aprovados no exame.

O programa contará ainda com a supervisão da SEESP (Secretaria da Educação Especial), que analisará o plano anual do Prolibras, e do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que avaliará as metodologias das provas.

Mais informações podem ser obtidas na Portaria Normativa nº 20, de 7 de outubro de 2010.