terça-feira, 24 de agosto de 2010


Eai Pessoal !!!



ESpero que esta nova jornada de suas vidas a qual tive o prazer de participar esteja repleta de Boas experiências, que contaremos em nosso reencontro!








Um Abraço a todos.

Para Ver todas Clic aqui :

sábado, 21 de agosto de 2010

Revista Feneis

Para mais informações veja
o site
http://www.feneis.com.br
é possível fazer assinatura da revista.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Aeroporto do Galeão disponibiliza vídeo informativo em Libras
19/07/2010



O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim disponibiliza desde o último dia 16/7 vídeos informativos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para seus usuários. A mensagem - contendo orientações sobre onde o usuário pode buscar informações, é veiculada 24 horas por dia, a cada 30 minutos, em 13 monitores, localizados nos Terminais de Passageiros 1 e 2. O filme também traz legendas em português e inglês.


As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades com deficiência auditiva. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.

Para o superintendente do Galeão, André Luis Marques de Barros, esta medida é uma oportunidade do Tom Jobim oferecer um tratamento diferenciado aos seus usuários. “Com esse vídeo pioneiro auxiliamos aquele público com deficiência auditiva a localizar no aeroporto os diferentes pontos onde podem encontrar orientações”, destacou o superintendente.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


sábado, 14 de agosto de 2010

Seminário INES

Tema: "O lugar do Conhecimento: Identidade, Sujeito e Subjetividade"

Objetivo: Discutir a questão das subjetividades na investigação das identidades sociais, educacionais e linguísticas do educando surdo e suas implicações no desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e na América Latina.

Data: 22,23 e 24 de setembro de 2010

Local: Hotel Intercontinental
Endereço: Av. Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado / Rio de Janeiro, RJ
Telefone:+55 21 3323-2200‎


Investimentos:
Profissionais: R$ 120,00
Estudantes: R$ 60,00

Fazer Inscrição

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

I congresso Ibero-Americano de Deficiência Intelectual

A Federação das APAEs do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) promoverá de 25 a 28 de agosto o I Congresso ibero-americano de deficiência intelectual com o tema “Família, políticas inclusivas e redes sociais”.

O evento acontecerá no salão de convenções do Hotel Alice Vitória. A estimativa é de que 400 profissionais de instituições sociais, familiares de pessoas com deficiência, técnicos, professores, estudantes e demais interessados participem do congresso.

As temáticas serão divididas entre palestras e mesas redondas. Palestrantes e conferencistas do Brasil, Argentina, Peru, Portugal e Espanha vão debater assuntos de relevância para a inclusão e sociabilidade dos deficientes intelectuais. As vagas são limitadas.


  • Clique aqui e confira o Folder com a Programação do Congresso
  • Clique aqui e baixe a ficha de inscrição para o Congresso
  • quinta-feira, 5 de agosto de 2010

    quarta-feira, 4 de agosto de 2010

    CSI: Investigação Criminal

    terça-feira, 3 de agosto de 2010CSI - Investigação Criminal, " Som do silêncio" , nesta rerça 03/08


    Som do silêncio


    O corpo de Brian Clemonds, 22 anos, é atropelado e tudo indica ser mais um trágico acidente de carro. Mas o jovem era surdo e o caso não parecia ser apenas um atropelamento. Sara e Warrick começam a traçar os passos da vitima perto da escola de surdos, mas a presidente da escola fica ofendida com a aproximação do CSI e não deixa os dois investigarem o caso na escola.
    Mas Grissom surpreende a todos quando toma pulso da situação e mostra suas habilidades na linguagem dos surdos e mudos para resolver o caso. Paul Arrington, colega de classe de Brian é um dos suspeitos, os dois já tinham brigado algumas vezes. Catherine e Nick estão em um caso de uma chacina em um café. Uma das vitimas é um ex-proprietário de uma cassino. A cena mais uma vez começa a ser investigado e os indícios parecem não bater com uma chacina.

    segunda-feira, 2 de agosto de 2010

    Um Bom exemplo

    a inclusão de PCD's



    http://www.prt17.mpt.gov.br/blog/?p=605   :   Link do site
    site mostra como foi o evento
    com fotos e videos

    Constituição Federal de 1988

    A Questão Legal
    No Capítulo III -, artigo 205 a constituição prescreve em seu artigo 208 que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de [ ... ] atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

    O " preferencialmente" refere-se a "atendimento educacional especializado", ou seja: o que é necessariamente diferente no ensino para melhor atender às especialidades dos alunos com deficiência, abrangendo principalmente instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiências naturalmente tempara relacionar-se com o ambiente externo, como por exemplo: o ensino da Língua de Sinais (LIBRAS), do código braile, uso de recursos de informática, e outras ferramentas e linguagens disponíveis nas escolas ditas regulares.


    lei na integra  :  http://www.soleis.com.br/ebooks/Constituicoes5-89.htm

    As falhas do Ensino "educação escolar Inclusiva"

    O mundo gira e, nestas voltas, vai mudando, e nestas mutaçoes, ora drásticas ora nem tanto, vamos também nos envolvendo e convivendo com o novo, mesmo que não nos apercebamos disto. Ocorre que, saibamos ou não estamos sempre agindo, pensando, propondo, refazendo, aprimorando, ratificando, excluindo, ampliando segundo muitos paradigmas criados.
    Conforme pensavam os gregos, os paradigmas podem ser definidos como modelos, exemplos abstractos que se materializam de modo imperfeito do mundo concreto.
    Uma crise destes paradigmas abala as concepções de visão de mundo e quando as mudanças são mais radicais, temos as chamadas revoluções.
    Diante dessas novidades, a Escola não pode continuar ignorando o que acontece ao seu redor nem anulando e marginalizando as diferenças nos processos pelos quais FORMA e INSTRUI os alunos.
    A exclusão escolar manifesta-se das mais diversas formas e perversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno diante dos padrões de cientificidade do saber escolar.

    O ensino curricular de nossas escolas, organizado em disciplinas, ISOLA, SEPARA os conhecimentos, em vez de reconhecer suas inter-relações.
    Os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. Á lógica dessa organização é marcada por uma determinista, mecanista, formacista, reducionista, própria do pensamento científico moderno, que ignora o subjuntivo, o afetivo, sem os quais conseguimos romper com o velho modelo escolar para produzir a reviravolta que a inclusão impõe.

    Essa reviravolta exige, em nível institucional, a extinção das categorizações e das oposições excludentes - iguais X diferentes, normais X deficientes - e, em nível pessoal, que busquemos articulação, flexibilidade, interdependencia entre as partes que se conflitavam nos nossos pensamentos, ações e sentimentos. Essas atitudes diferem muito das que são típicas das escolas tradicionais em que ainda atuamos e/ou em que fomos para ensinar.