quarta-feira, 21 de julho de 2010

Língua materna

língua maternalíngua nativa ou primeira língua, é a primeira língua ou idioma que uma pessoa aprende. É um facto reconhecido que os mecanismos de aquisição de primeira língua difieren profundamente dos mecanismos da segundas línguas que se adquirem posteriormente.


Aquisição ou aprendizagem de primeira língua
Todos os fonemas não assimilados nesta primeira etapa da vida produzem uma surdez linguística aos termos em línguas estranhas. Geralmente, um menino aprende o fundamental de seu idioma materno através de sua família.
A habilidade no idioma materno é essencial para a aprendizagem posterior, já que acha-se que a língua materna é a base dopensamento. Uma habilidade incompleta no idioma materno quase sempre dificulta a aprendizagem de segundas línguas. Portanto, a língua materna tem um papel primordial na educação.
Ivan Illich opõe a língua materna, que é o fruto de uma instrução (já seja na escola ou em casa), à língua vernácula, adquirida por mimetismo.


Bilingüismo
Em alguns casos de bilingüismo pode-se considerar que tem as duas línguas ou mais como maternas. A ordem em que se aprenderam ditas línguas não é necessariamente a ordem de maestría das mesmas. Por exemplo, um casal francófono pode ter um filho que tem aprendido dantes o francês que outros idiomas, mas se cresceu em Espanha é provável que acabe tendo uma maior maestría do idioma espanhol.
O bilingüismo é muito comum em algumas regiões e países que têm mais de uma língua oficial, como por exemplo Canadá.

Período crítico

Segundo a teoria mais recente e aceitada, uma língua materna pode aprender-se até os 12 anos de idade (Noam Chomsky). Passado este período, as habilidades linguísticas do hablante são diferentes e toda língua aprendida depois passará a ser considerada como uma segunda língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário