quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entenda !!!

Perda Auditiva 

O que é perda auditiva?
 A perda auditiva é definida como um desvio ou piora na estrutura ou na função auditiva, geralmente fora dos limiares da normalidade.
Detectando a perda auditiva
 O aparecimento da perda auditiva pode ocorrer gradualmente e, muitas vezes, apenas nos damos conta de nossas dificuldades através da reação de outras pessoas em nosso círculo de convivência. A perda auditiva pode estar relacionada à idade, mas pode também ser causada por fatores como a exposição prolongada a ruídos muito intensos, a utilização de determinados medicamentos, antecedentes familiares e outros. As perguntas abaixo podem ajudá-lo a analisar se sua audição precisa ser verificada:
    Você costuma pedir para que as pessoas repitam o que acabaram de dizer?
    Você prefere o volume da TV ou do rádio mais alto do que os demais?
    As pessoas parecem estar murmurando quando falam com você?
    Você tem zumbido nos ouvidos?
    Você responde coisas diferentes das que foram perguntadas?
    Você sente dificuldades durante conversas ao telefone?
    Você escuta o que as pessoas falam mas não entende?
Se a resposta para alguma destas perguntas for afirmativa, é recomendável que se procure o médico otorrinolaringologista para uma avaliação mais detalhada.
Tipos mais comuns de perda auditiva
 Para compreender os tipos de perda auditiva, primeiro devemos entender o funcionamento do sistema auditivo.
    O ouvido externo capta as ondas sonoras, que atravessam o canal auditivo até atingirem a membrana do tímpano, provocando uma vibração.
    No ouvido médio, três ossículos, denominados martelo, bigorna e estribo, transferem a vibração para o líquido existente no interior da cóclea, no ouvido interno.
    Este movimento atinge as células ciliadas da cóclea e é convertido em impulsos elétricos que irão, através do nervo auditivo, atingir o cérebro, onde os sons serão decodificados e interpretados.








 Os tipos mais comuns de perda auditiva são:
    Perda neurossensorial: Ocorre quando a cóclea ou o nervo auditivo, no ouvido interno, perdem a capacidade de transmitir os sons adequadamente.
    Perda condutiva: Ocorre quando o som não é transmitido adequadamente ao ouvido interno.
    Perda Mista: Ocorre uma combinação entre perda auditiva neurosensorial e condutiva.
Quais são as causas mais comuns de perda auditiva?
 As Perdas Auditivas afetam pessoas de todas as idades pelas mais variadas razões. Mais de 90% das Perdas Auditivas se devem ao processo natural de envelhecimento, ou à exposição prolongada a altos níveis de ruído.
 Pode ser causado por cera, um cisto no meato acústico ou objetos estranhos. Nestes casos, uma intervenção médica pode restaurar a audição normal.
 Perdas Auditivas também podem ser hereditárias. A ocorrência de certas doenças durante a gravidez também pode causar danos à audição do feto.
 Alguns tipos de perda são causados por lesão no crânio e/ou pescoço, infecções crônicas, ou por alguns tipos de medicamentos.
Qual a incidência da perda auditiva?
 300 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de Perda Auditiva, no entanto, menos de 5% dessas pessoas usam aparelhos auditivos.
 18% das pessoas entre 65 e 74 anos de idade têm Perda Auditiva.
 35% das pessoas com mais de 75 anos de idade têm Perda Auditiva significativa.
 O uso de aparelhos auditivos pode ser indicado em 90% dos casos de Perda Auditiva.
 O restante deve ser tratado por cirurgia ou medicamentos.
 De 15 à 20% dos trabalhadores de países industrializados ficam expostos durante longos períodos a ruídos de mais de 80 dB, que podem ter influência negativa sobre a audição.
O que fazer frente à perda auditiva?
 Em primeiro lugar, deve-se procurar o otorrinolaringologista. Ele irá identificar a perda auditiva e propor opções para o tratamento.
 A perda auditiva normalmente é identificada por meio de um teste denominado audiometria. Este teste, geralmente realizado por uma fonoaudióloga, é realizado dentro de uma cabine acústica, onde você ouvirá sons de diferentes intensidades e freqüências através de fones de ouvido, para que seja detectado o som mais suave que cada ouvido consegue perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário